sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Esta foto foi tirada na primeira semana do ano, quando estava organizando o consultório para retomar aos atendimentos.
Sentia que uma faxina era necessária.

Precisei tirar tudo do lugar, jogar fora o que não tinha mais utilidade e, o que ainda tinha, mudar de posição, de modo que ficasse melhor conforme as necessidades atuais.

Confesso que foi cansativo. Deu um trabalho danado! Que rendeu até dores no corpo. Porém, após ver que tudo estava organizado ali dentro, senti que o ambiente estava pronto para os novos desafios.

Sei que com o tempo, as coisas poderão ficar fora do lugar novamente e as necessidades podem mudar, mas faz parte. Pior seria acumular mais coisas em cima daquela desordem.

Mas o ponto que quero chegar, é que outro dia, após atender alguém com dificuldades em se organizar internamente, me deparei com esta foto, que me levou a refletir como muitas vezes, em uma Psicoterapia, ocorre algo semelhante a uma faxina.

Primeiro nos deparamos com emoções ou comportamentos que evidenciam que algo dentro de nós não está em ordem e, a partir disto, decidimos iniciar um processo que leve a uma mudança, mas não sem um preço, pois transformações dão um baita trabalho.

Assim como em uma faxina, reviramos coisas que há tempos não mexíamos. Coisas, que aliás, muitas vezes evitamos entrar em contato, como velhas lembranças, sentimentos ou mágoas.

É preciso olhar para cada uma delas, separar uma a uma até que se possa encontrar um novo significado, ou achar uma forma mais apropriada de usá-las, modificando velhas dinâmicas, que em algum momento podem ter feito sentido, mas que hoje não funcionam mais.

Sem duvidas é um processo trabalhoso e às vezes, pode até causar dores. Tanto é, que muitos escolhem adiar ou deixar de lado, talvez por não estarem dispostos a bancar o preço que algumas transformações requerem.

O problema é que certas emoções ou comportamentos quando não cuidados, acumulam-se aos diversos acontecimentos da vida e, assim como um ambiente bagunçado, pode se tornar cada vez mais difícil de lidar e os prejuízos serem enormes.

Por isto, cuide de sua saúde emocional, antes que a bagunça aí dentro de você torne-se grande demais para suportar.

Cristiane Borsatto Santiago
Psicóloga - CRP 06/120765

Consultório em Itanhaém - SP ou atendimento on-line
Contatos: (13) 99723-4954 / psicologacristianebs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário